top of page

ÁGUA DESMINERALIZADA, DEIONIZADA E DESTILADA. QUAL A DIFERENÇA?

Uma dúvida frequente entre as pessoas que procuram algum tipo de tratamento de água é se existe alguma diferença entre água desmineralizada, água deionizada e água destilada. Existe ou não existe? Se existe, qual a diferença? Posso usar uma no lugar da outra? Nesse artigo vamos explorar um pouquinho essa dúvida para entender um pouco mais sobre o processo de purificação de água, as diversas classificações de tipos de água e responder de uma vez por todas essa dúvida muito frequente.

Um pouco de definições

Uma busca rápida na Internet nos revela que é um pouco difícil achar definições e padrões essay for me para as águas desmineralizada, deionizadas ou destiladas. Quando falamos de água para laboratórios e água purificada, encontramos diversos padrões como ASTM, USP e CLSI, mas não é esse o caso. Por isso é um pouco mais fácil definir estes diferentes tipos de água pelos seus métodos de produção.

Destilação

Um dos métodos de purificação de água mais antigos que existem, a destilação consiste em condensar o vapor de água obtido a partir do aquecimento de água bruta, separando assim a água dos seus contaminantes. Normalmente produz uma água com condutividade até 10 µS/cm. A água obtida por esse método é comumente conhecida como água destilada.

Deionização

A deionização é um processo que utiliza resinas de troca iônica para remover da água sais ionizados. Na teoria pode retirar 100% dos sais, mas na prática a qualidade final da água depende do tipo de sais presentes na água e dos tipos de resina utilizadas no processo. Normalmente a deionização não tem efeito sobre contaminantes orgânicos presentes na água nem sobre contaminantes biológicos como vírus e bactérias. A água produzida, por ser então livre de íons, é chamada de água deionizada (livre de íons).

Desmineralização

A desmineralização é o processo de remoção de minerais presentes na água. Um exemplo de minerais que podem ser removidos são o cálcio e o magnésio presentes na água que provocam o aumento da dureza da água. Quando passamos a água bruta por um abrandador, estamos removendo os minerais cálcio e magnésio, produzindo assim água desmineralizada (livre de minerais).

Entendendo as diferenças

Entendendo um pouco sobre os processos de produção de água pura, fica mais fácil compreender as diferenças entre os tipos de água produzidos por eles.

Enquanto a água destilada é aquela que foi produzida por um destilador, a diferença entre a água deionizada e a água desmineralizada na prática se torna muito tênue ou inexistente dependendo do processo que é utilizado para a produção.

Uma forma comum de produzir água deionizada é utilizar resinas de troca iônica. Se passarmos a água bruta por uma coluna de resina catiônica e depois por uma coluna de resina aniônica, teremos removidos tanto os íons positivos quanto os negativos e teremos uma água completamente livre de íons. Por isso o nome água deionizada. Porém se passarmos a mesma água bruta apenas numa coluna de resina catiônica, como por exemplo num abrandador, teremos removidos apenas os íons positivos, deixando os íons negativos na água. Consequentemente não podemos chamar essa água de água deionizada, já que ela ainda contém íons. Por isso o nome água desmineralizada.

Diferentes tipos de água pra diferentes aplicações

Mais importante do que a nomenclatura é a qualidade final da água produzida e onde ela será utilizada, independente do processo que foi utilizado para a produção.

Num laboratório por exemplo, é comum utilizar água destilada com condutividade até 10 µS/cm para lavagem de vidrarias, enquanto se utiliza água deionizada com condutividade até 1 µS/cm para a produção de reagentes. Já num processo industrial, podemos utilizar a água desmineralizada de um abrandador isenta de dureza para abastecer uma caldeira de baixa pressão.

Por isso no próximo artigo iremos falar um pouco mais sobre os diferentes graus de pureza da água e seus diferentes tipos de utilização. Abaixo temos uma tabela bem resumida dessa classificação.

QualidadeÁgua Ultra PuraÁgua PuraÁgua Purificada

Condutividade0.1 – 0.0555 µS/cm1.0 – 0.1 µS/cm1.0 – 50 µS/cm


Posts Recentes
bottom of page