Obra do SEMAE aumenta capacidade de tratamento do esgoto para 600 mil habitantes
- Renan Novais
- 21 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Número reflete a população prevista para Rio Preto/SP em 2030. Prazo para entrega é de 18 meses

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (SEMAE) deu início às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estação passará a ter a capacidade para atender 600 mil habitantes. O número reflete a população prevista para Rio Preto em 2030.
Atualmente, a ETE opera em três módulos com capacidade para atender 450 mil pessoas. Um quarto módulo de tratamento de esgoto – composto por um reator anaeróbico, um reator aeróbico e um decantador – será construído e ampliará esse número.
A capacidade de tratamento da ETE também será beneficiada, de 1.005 litros por segundo para 1.340 litros por segundo. O prazo para entrega da obra é de 18 meses. Inaugurada em 2008, a ETE trabalha atualmente no limite de sua capacidade.
O superintendente do SEMAE, Nicanor Batista, afirmou que com a obra os rio-pretenses terão esgoto tratado até 2030.
“O Semae trata nessa estação mais de 98% do esgoto coletado em Rio Preto. Com a ampliação, poderemos garantir o atendimento de uma população de até 600 mil pessoas. Isso provavelmente será suficiente para atender a cidade até 2030”, concluiu.

Raio-X da obra
R$ 30 milhões serão investidos na ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto;
Serão mais 780 toneladas de aço e 750 caminhões de concreto;
No próximo ano, começa a construção de interceptores, linha de recalque e de uma estação elevatória em Talhado. As obras irão atender o distrito e os loteamentos adjacentes que terão o esgoto tratado pela ETE;
Serão mais 22 quilômetros de interceptores, com tubos de 1 metro de diâmetro, 40 toneladas de aço e 100 caminhões de concreto;
A obra de ampliação da ETE está prevista para ser realizada em 18 meses.

Referência em qualidade
A ETE ocupa uma área de 27,7 alqueires, na confluência do rio Preto com o córrego São Pedro, na rodovia Délcio Custódio da Silva, quilômetro 4,5, vicinal que liga a Ipiguá. São 435,6 mil metros quadrados de área destinada ao reflorestamento, à proteção ambiental e aos tanques.
A ETE Rio Preto é referência em parâmetro de qualidade de tratamento de esgoto, inclusive internacional, e já recebeu vários prêmios na área de saneamento básico.
Fonte: G1.